quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tutela Jurídico-ambiental das Mudanças Climáticas

A região amazônica, nesta incluída a sub-região do Meio Norte, possui uma importância fundamental na questão das mudanças climáticas mundiais. Os países que a envolvem, consequentemente, também a possuem, e bem assim os estados membros da República Federativa do Brasil que estão localizados nessa região do globo. Os países amazônicos carregam consigo um papel essencial na manutenção do equilíbrio climático do planeta e também na redução das emissões dos gases, principalmente as urbanas e as decorrentes do desmatamento. Os gases emitidos nas cidades e o desmatamente, assim consideradas as derrubdas de madeira na Amazônia Legal, são causas importantes do denominado Efeito Estufa. Desta maneira, todas as análises jurídicas e técnicas são extremamente relevantes para a compreensão do fenômeno e para o tolhimento das mesmas atividades que causam sensíveis alterações nas condições climáticas.
Um dos problemas relevantes a ser analisado é o da poluição causada pelo sistema de transportes de cargas, principalmente o rodoviário. É de interesse deste projeto analisar a adoção de outros sistemas de transporte a fim de reduzir a emissão de CO2.
No que diz respeito ao Maranhão, e à cidade de São Luís, tais estudos e análises se justificam em razão das cada vez mais frequentes alterações climáticas as quais estamos submetidos.
Esta é uma de nossas linhas de pesquisa, e sempre estará com postagens com o intuito de manter-vos atualizados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário