segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Análise do discurso jurídico-ambiental das mudanças climáticas na pós modernidade

Este é mais um dos projetos do NEA, inscrito no CNPq, coordenado pelos professores pesquisadores Eliúd Pinto; James Farias, Melissa Melo; Ney Bello. A equipe executora deste projeto está a cargo das alunas pesquisadoras Yasmin Machado e Tayssa Mohana. Vejamos um pouco do projeto, e seus obejetivos. 
"O ambiente é uma nova fronteira dos saberes. Preservá-lo, utilizando todas as formas de conhecimento é tarefa da qual se ocupam profissionais em todos os cantos do globo. A questão ambiental não está mais restrita ao primeiro mundo, e nem dela se ocupam apenas os ecologistas, ambientalistas e os climatologistas. O discurso ambiental é politicamente correto em todos os lugare do globo, e o direito ambiental é percebido como o futuro, os movimentos ecológicos são considerados de vanguarda, na medida em que se dedicam a um assunto importante e relativamente recente. Neste diapasão, urge ao jurista um discurso jurídico acoplado às novas compreensões do ambiente. É necessário um direito novo, mesmo que para issom seja necessário abalar a todas as estruturas do saber que tendam à conservação, e não à dinâmica. O discurso jurídico-ambiental precisa ser um discurso de ruptura de paradigmas, para que possa se afirmar como útil à sociedade."
Os objetivos deste projeto são: analisar a nova perspectiva do discurso jurídico-ambiental na pós modernidade, abordando a sua interface normativa, e com ênfase para os efeitos causados no mundo fenomênico, pela produção e uso da energia, além da consequência das atividades de retirada de madeira para o equilíbrio ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário