sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NEA no XXII Semic

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro aconteceu no campus São Luís da UFMA o XXII SEMIC - Seminário de Iniciação Científica, voltado aos alunos e professores orientadores que fazem parte do PIBIC! E o NEA estava presente com 4 trabalhos: "O controle das atividades urbanas e as mudanças climáticas", do aluno pesquisador Luís Pedro; "Relevância do modal hidroviário e as emissões de CO2", da aluna Maísa; "Desmatamento na pré-amazônia", da aluna Andiara e "Tutela jurídico-ambiental das mudanças climáticas", da aluna Vanessa. E o resultado mais positivo dessa presença foi, no dia 27, a premiação dada ao 3° Lugar da áera de ciências sociais do aluno pesquisador Luís Pedro Rodrigues!! Com menos de 1 ano de pesquisa e com resultados já obtidos, o aluno e o NEA já mostram a que vieram! Pesquisa, produção e resultados: o jeito NEA de ser!
(abaixo o momento em que o aluno recebe o prêmio)


domingo, 24 de outubro de 2010

NEA no IV Encontro temático do Projeto Casadinho, Fortaleza/CE

Dia 22/10, segundo dia de apresentações do IV Encontro temático do projeto Casadinho, no Fortaleza Othon Palace Hotel, o aluno pesquisador Luís Pedro Oliveira Santos Rodrigues esteve presente para a defesa de sua tese aprovado pelo congresso. Com o tema "Serviços ambientais, populações tradicionais e economia ambiental - estudo sobre o PL 5586/2009 sobre os casos de REDD e o exemplo amazonense", que versava principalmente sobre os Pagamentos por Serviço Ambiental e REDD, já explicado aqui neste blog, e focando na economia ambiental, nas populações tradicionais do estado do Amazonas, e como o PL 5586 pode contribuir mais ainda com tais projetos. Luís Pedro foi elogiado pelos estudiosos ali presentes, e incentivado a continuar no ramo do direito ambiental; também teve a oportunidade de fazer muitos contatos que enriquecerão mais ainda as atividades do Núcleo. O professor Ney Bello, que não pôde estar no evento, foi muito bem representado por seu aluno orientando e pela professora Mônica Sousa, que coordenou uma das mesas na manhã daquela sexta feira. Esse é mais um dos trabalhos do NEA em Congressos Internacionais, mostrando a seriedade de nossas produções científicas! E aguardem o SEMIC, dias 25,26 e 27/10, onde os bolsistas do NEA estarão também marcando presença!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Você sabe o que é REDD?

REDD, sigla em inglês adaptável ao português, significa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, e faz parte da nova geração de pagamentos por serviços ambientais, que constituem-se em metas de mitigação do efeito do Aquecimento Global, tendo em vista a manutenção das florestas em pé, e dos benefícios que elas oferecem, e remunerando aqueles que contribuem para esse ciclo natural, como as populações tradicionais. REDD pode vir a ser uma alternativa rentável para reduzir o desmatamento. Pode tornar-se uma versão do “Mercado Justo” em MDL, que negocia qualquer tipo de sequestro de carbono, seja por monocultura como o de eucalipto, por exemplo. Diferentemente, REDD propõe evitar queimadas e, ao manter as florestas, assegurar os serviços ambientais que estas oferecem. Representa, assim, um “investimento do bem”, ao proteger de maneira integral o patrimônio natural da Terra.

Esse é o tema da tese "Serviços Ambientais, Populações Tradicionais e Economia Ambiental - projeto de Lei n. 5586/2009 que trata dos projetos de REDD e o exemplo amazonense", do aluno pesquisador Luís Pedro Rodrigues, a ser apresentada no Simpósio Internacional do Projeto Casadinho, dia 22/10, em Fortaleza.